Reportagens
 A+    A-  Tamanho da Fonte:

Dezembro/2011


Dicas

Uma explosão de sentidos

Campo semântico despertado por vulcão chileno chama a atenção para a riqueza de significados ligada à sua força


A natureza deu as caras, mais uma vez, no noticiário internacional este ano. O vulcão chileno Puyehue, que entrou em erupção no começo de junho, reservou um "show" para fotógrafos que registraram seus raios e explosões de lava. A nuvem de poeira chegou à Argentina, interditando o espaço aéreo do cone-sul da América por dias. A mídia, por sua vez, gastou o verbo para referir-se ao vulcão em todos os seus elementos e derivados ígneos. Confira as palavras mais populares relacionadas ao fenômeno.

Lava

Designa o magma em fusão natural, resultado das erupções vulcânicas. Vem do latim labes,is ("abertura de terra que causa dano, caída, queda, dano, estrago", segundo o Houaiss ). Não confundir com "larva", que corresponde à fase pós-embrionária dos insetos.

Magma

Massa mineral em estado de pasta, encontrada nas profundezas. Sua movimentação define o fenômeno vulcânico. Vem do grego mágma,atos (resíduo de unguento). O termo tinha, na Química, sentido de "mistura" ( Houaiss ), e só passou a ser usado pela Geologia no século 19.

Cinzas

Pó ou resíduo. A palavra vem do latim cinisia, ("cinzas misturadas com brasas", Houaiss ). Cendre ("cinzas" em francês) deu origem ao nome Cinderela . Antes de virar princesa, ela era serviçal, sempre coberta de fuligem. No Brasil, a fábula virou Gata Borralheira ("borralho" é sinônimo de "cinzas").

Erupção

É o estado em que se encontra o vulcão ao emitir lava, cinzas e demais materiais magmáticos. Vem do latim eruptio,onis , e quer dizer "saída arrebatada". Fora do contexto geológico, aplica-se por analogia a outras situações, como à erupção de espinhas ou furúnculos na pele, por exemplo.

Vulcão

A palavra veio do latim Vulcanus,i, que nomeava "Vulcano, o deus do fogo". Hoje é sinônimo da abertura na crosta terrestre pela qual o magma e seus gases vão à superfície. Erupções como a do Puyehue, no Chile, nos lembram da fragilidade do homem diante da natureza.



PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Editora Segmento - Nossas Revistas

Copyright © 2012 - Editora Segmento - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
Política de Privacidade